Sobre barcos e reencontros
Quem acompanha as midas do Mini Circuito já viu comentários a respeito do novo barco de Zek Reis, que vai estrear em nosso evento e que tem uma história bastante particular para seu novo comandante.
“O barco é o antigo Camorra, um quarter toner da década de 90 que ficava aqui em Ubatuba. Por volta dos anos 2.000, quem tomava conta dele era o meu pai (o marinheiro e velejador Zequinha). Nessa época ele correu regatas com o barco com outros colegas aqui de Ubatuba, e o veleiro acabava sempre bem posicionado, o que lhe deu certa fama”, conta Zek.
“Nessa época, eu com um ano e meio, já saía para velejar com o meu pai em um laser e no próprio Camorra. Mas o veleiro acabou sendo vendido e nunca mais soubemos dele, nem quando velejávamos pelo Rio, ou em outros locais”, relembra Zek, que é atualmente um dos instrutores de vela da Escola de Vela do UIC.
“O tempo foi passando, eu acabei tendo Tabarly, que tem uma história muito importante para mim, pois era do meu instrutor de vela, quando comecei, o Fabio Rivetti, que faleceu cedo. Voltando ao Camorra, há um tempo eu revi um álbum de fotos na casa da minha mãe e vi uma foto dele. Mostrei para a minha esposa e brinquei com ela dizendo que aqule barco ia ser meu”.
Desde a redescoberta da antiga foto, a ideia foi se intensificando até que Zek comentou o assunto com Lars Grael. Lars sabia que o Camorra, já chamado “Bella Luna”, estava no Iate Clube do Rio de Janeiro e conseguiu o contado do proprietário.
“Mas eu precisava vender o Tabarly, o barco que me trouxe muitas alegrias e que carrega uma história gigantesca. Por fim anunciei o barco consegui vendê-lo rapdtamente para o Alex (Calabria) o Daniel (Galante) e o Ramiro (Eli). Entrei em contato com então dono do veleiro e fechamos negócio”, conta Zek.
“Trouxe o barco neste último fnal de semana. Eu, meu pai e o Murilo Layó. Fizemos uma travessia excelente e agora é preparar o barco para o Mini Circuito.
Acho que a mudanca foi positiva e boa para ambas as partes. Estamos todos felizes e tanto eu quanto os donos do Tabarly estamos curtindo muito essa experiência”.
No Mini Curcuito #Tranformar o Camorra será tripulado Por Zek e Zequinha Reis, Ed Carlos e Murilo Layó.