Regata surpreendente no 2º dia do Troféu das Ilhas

O penúltimo dia do Troféu das Ilhas 2024 foi marcado por uma experiência inesquecível para os velejadores. O dia começou de forma absolutamente normal em Ubatuba. Tempo encoberto, calor, vento fraco.

Tudo como previsto para a realização da regata mais longa da séria, o contorno da Ilha da Rapada. Comissão de Regatas e veleiros a postos, na área pós boqueirão da Ilha Anchieta. Sinais de procedimento e tiro de largada correndo normalmente.

Um minuto para a largada: tempo bom. Vento moderado.

Literalmente no momento da largada, uma rajada entre 25 e 30 nós, acompanhada de chuva grossa surgiu dde forma inesperada, não dando tempo sequer de rizar velas na largada iminente. Assim começou a regata de hoje.

Ao contrário de uma situação mais comum na região, o vento permaneceu constante, na faixa dos 25 nós durante quase todo o percurso da regata, engrossando o mar e representando um desafio para quem rumava para a Rapada. A situção inesperada fez com que boa parte da flotilha optasse por abandonar a regata, pensando em segurança, já na primeira meia hora de competição.

Aqueles que continuaram encararam muita “água na proa” no forte contravento até chegarem à ilha.

Após o contorno da Rapada, parecia que o vento que continuava na mesma direção iria favorecer a perna de volta. Parecia….

Mais ou menos no meio do caminho, tudo acalmou, até demais. O vento caiu para quase zero e a chegada exigiu mais manobras das tripulações para vencer a ondulação e a correnteza.

O Super Bakanna, de Alexandre Dangas foi o primeiro a concluir o difícil trajedo de hoje em 05h17’10”.

Mesmo no tempo corrigido o Super Bakanna foi o vencedor da regata, com pouco mais de três minutos à frente do Mais Rabugento Cognac Sails, de Pedro Henrique Gonçalves. Em terceiro, na classe, o Bella Luna, de Zek Reis.

Na RGS Cruiser, o Maria Preta, de Anderson Marcolin foi o vencedor.

Os veleiros da classe Multicasco optaram por retornar e não terminaram a regata.

Na premiação especial da Ranger 22 o Lucnan, de Elezier Solidônio, assumiu a liderança do campeonato, ao vencer hoje. O Winner, de Nancy Marton, vem em segundo, seguido do Cisco Kid, de Norival Faria Jr e do Radiance, de Maurício Linhares.

A 15ª Edição do Troféu das Ilhas se encerra amanhã, com a realização prevista da regata que contorna a Ilha das Cabras. Ao final do dia acontece a premiação no Ubatuba Iate Clube.