Veleiro da Globe 5.80 participará do Troféu das Ilhas
Assim como no recente Mini Circuito tivemos a participação de um veleiro construído no quintal de casa do velejador Elias Lanzarini, o Troféu da Ilhas vai marcar a estreia em regata do Heart 63, um projeto igualmente construído “em casa” pelo velejador Dico Teixeira. O Heart faz parte da classe Globe 5.80. idealizada pelo velejador Don McIntyre com o barco one design criado pelo projetista polonês Janusz Maderski.
Dico conta que, diferente de outras classes transoceânicas, como a Mini, por exemplo, o foco da Globe 5.80 “é proporcionar um barco econômico, seguro, insubmergível e projetado para grandes travessias. Com a grande vantagem que é a possibilidade de construí-lo em casa”.
E foi o que fez o velejador, que aprendeu os princípios da vela adolescente, em um Holder, na represa de Nazaré Paulista. “Depois tive um Delta 26, que ficava na Bracuhy. Mas, como comecei a viajar muito, vendi o barco e sempre que queria velejar alugava um”.
“Em meio à pandemia, fui apresentado à classe pelo amigo Adriano Lazanha. Ele que me ajudou com a mão na massa na parte estrutural e foi no sítio dele, em Sousas, distrito de Campinas, que construímos o Heart, depois de eu adquirir a planta diretamente da Globe 5.80 e as madeiras do Pedro Frigo, representante da classe no Brasil.
“Desde sempre eu queria construir um barco e vi no 5.80 essa possibilidade. Aí, comprei o projeto em junho de 2020 e as madeiras logo em seguida. Começamos a construção em setembro daquele ano. Depois de construir a parte de madeira e fazer a fibra, trouxemos o barco para a Ribeira para terminar a parte de instrumentos de navegação e marinharia, que foi feita pelo Adriano Marques, do Galpão Ribeira. Foram quatro anos dedicados ao barco”.
Dico conta que realizou recentemente as primeiras velejadas com o Heart e usará as regatas do Troféu das Ilhas para aprimorar o barco.
“A ideia é entender qual a melhor performance do barco, ajustar os equipamentos e aproveitar as regatas de percurso. Vou eu, o Adriano e minha irmã Nívia. Apesar de eu velejar nunca fiz uma regata, mas sou competitivo”, brinca.
“Feita esta experiência, o objetivo é ir fazendo novas travessias cada vez mais longas e pensar se iremos participar de alguma futura regata transoceânica da Classe”, finaliza.
Vale ressaltar que o Heart 63 é o primeiro barco da Globe 5.80 construído no Brasil, mas já há outros dois em andamento. Um em Ubatuba e outro no Rio de Janeiro.
“Como disse, vamos aprimorar os equipamentos durante o Troféu das Ilhas, mas já percebi que o barco é muito legal de navegar e para quem gosta, também de construir”.
Além de dar as boas vindas ao Heart e sua tripulação, também estamos curiosos de ver o novo barco em ação. Para isso falta apenas uma semana!