Com 29 equipes e regata de percurso começa o Mini Circuito #Transformar 2024
Pontualmente ao meio dia as 29 equipes das classe BRA-RGS, RGS Cruiser e Ranger 22, participantes do Mini Circuito #Transformar 2024, largaram das proximidades da Ponta Grossa, na região do Saco da Ribeira, para a primeira regata do torneio, com o objetivo de contornar a Ilha das Cabras por BE e retornar para o ponto de largada.
No momento da partida um vento sul bem fraco desafiou as equipes que tiveram que encarar uma situação ainda de corrente contrária para avançar para as proximidades da Ilha Anchieta e daí partir para a Ilha das Cabras.
A regata foi bastante técnica, com as equipes “caçando” o melhor vento para avançar no percurso. O Camorra de Zek Reis, a esta altura da prova, liderava a flotilha, com o Iguinho di Mamãe, de Raimundo Severino “Ceará”, o Sabai Sabai, de André Ubinha e o Bruschetta, de Fabrizio Marini, um pouco mais atrás, completando o grupo inicial.
Após alguma alternância de posições, Camorra, Sabai Sabei e Bruschetta foram os primeiros a contornar a ilha e encontrar o vento leste e correnteza a favor que os levou em uma bela balonada à linha de chegada.
Aliás, foi o Camorra o fita azul da regata, mas apesar de ter cruzado a linha em primeiro, a vitória no tempo corrigido ficou com o Bruschetta, seguido do Camorra e com o Lucnan, de Elezier Solidônio em terceiro, isso na classe BRA-RGS.
Na RGS Cruiser (nova denominação da Bico de Proa), a vitória no tempo corrigido ficou com o Ubalegria, de Anderson Marcolin. Em segundo, o Errejota, de Pedro Henrique Gonçalves, com o Quicker, de José Willians Mendonça em terceiro.
Neste Mini Circuito, a os veleiros Ranger 22 por serem a maior flotilha inscrita. 8 barcos, concorrem a uma premiação especial.
Desta forma, o líder da Ranger 22 ficou sendo o Lucnan, seguido do Cisco Kid, de Norival Faria Jr. Em terceiro, o Ubalegria.
O dia terminou com uma confraternização no Ubatuba Iate Clube com canoa de cerveja ao som do samba do grupo Batukada Muleke e direito a “quiz” com os velejadores que concorreram a prêmios oferecidos pela BKSails e Jab I Revela.
Este primeiro dia foi também bastante especial para a Classe Ranger 22. Com a presença do comodoro da Classe, Eduardo Mendes, e a participação dos proprietários dos veleiros competidores, foi feita a carta de fundação da Flotilha Ubatuba de Ranger 22. A nova flotilha integrará a Associação Brasileira da Classe Ranger 22 e a iniciativa da fundação de hoje será ratificada na próxima Assembleia Geral da classe.
Amanhã, segundo e último dia do camponato, com mais regatas, mas confraternizações e mais brindes, inclusive um voucher da SigaPower, durante a premiação que acontece ao final do dia.