Ruda 3 estreia na Copa Mitsubishi

A primeira etapa da Copa Mitsubishi marca a estreia no novo Ruda 3, veleiro de Mario Martinez, depois de nove meses de preparação, desde a compra, no Equador, a desmontagem do barco, envio por navio até o Rio de Janeiro e de caminhão até o Guarujá, onde o Soto 48 pés, de 2014, foi restaurado e remontado.

“É o nosso TP de velhos”, brinca Mario Martinez, sobre o fato de que a idade média do time é de 66 anos. “Nós temos um bom problema aqui na equipe. Muitos amigos querendo velejar e os 43 pés de nosso barco anterior já não comportava tanta gente. Agora temos vagas para uns 14 tripulantes e uma fila de espera”.

O veleiro, de fabricação argentina, competiu por vários anos no Peru e depois foi para o Equador: “Encontramos a oportunidade de compra do barco no Equador, local em que ele já estava parado há cinco anos e a partir daí fizemos toda a logística para trazê-lo ao Guarujá, onde fizemos a restauração. Agora, com ele na água já realizamos uma primeira velejada no Canal de São Sebastião, na semana passada”, comenta Martinez.

“Apesar de ser um belo veleiro de regatas, ele tem algumas comodidades, como cabines, cozinha, banheiro fechado, afinal, considerando a idade média de nossa equipe precisamos de um pouco de conforto.

Ainda estamos aprendendo a velejar o barco, que é bem diferente, do anterior. Temos estai volante, o coffee grinder, entre outros novos equipamentos e, claro, as forças exigidas são bem maiores. Mas, estamos animados para ver como ele se comporta e como a nossa tripulação se comportará nas regatas”, finaliza Mario Martinez.