Jão sereno, veleiro clássico estreia na Copa Mitsubishi

A raia da Copa Mitsubishi já estáa acostumada ao desfile (há quem diga que os clássicos não navegam, mas sim desfilam) dos veleiros clássicos. Morgazek, Kameha Meha, Atrevida… são apenas alguns dos veleiros antigos (sem ofender) que dão um charme especial à competição.

Nesta primeira etapa estreia mais um clássico, o Jão Sereno, um Amel Kirk, 36 de 1977:
“Somos todos amadores e nossa expectativa é, primeiro, chegar. Somos marrecos nesse mundo de gansos”, brinca Fabiana Leite, tripulante do Jão Sereno.

Aliás, o próprio nome do veleiro já é bastante peculiar: “é uma homenagem ao meu sobrinho, João, que nasceu quando estávamos escolhendo o nome e também ao cangaceiro Zé Sereno, que pela historia, apesar de pequeno era valente e foi um dos mais temidos, aí surgiu o Jão Sereno”, conta Fabiana.

Ainda que a equipe não tenha a intenção de vencer a sua primeira regata, os preparativos já estão sendo feitos: “Além de checar tecnicamente o barco, estamos prontos para garantir nossa “sobrevivência” até o termino: cerveja, lanchinhos e muita água a bordo.

O Jão Sereno é uma barco de cruzeiro, que já deu duas voltas ao mundo, não preparado para regata, que hoje repousa no Yacht Club de Ilhabela. Participamos muito mais pelo espirito esportivo e pelos valores do mundo da vela e, como toda regata queremos vivenciar fortemente o espirito de superação, determinação, trabalho em equipe e colaboração”, finaliza Fabiana.